Dia 1: Cidade de origem – Sófia

Chegada ao aeroporto de Sófia. Assistência e encontro com nosso guia. Visita panorâmica da capital búlgara; a Catedral Ortodoxa Alexander Nevski (visita ao interior). Observaremos a Praça de Sveta Nedelia, a Rotunda romana de São Jorge, as igrejas de São Nicolau, Santa Petka e Santa Sófia, a Universidade Climent Ohridski, a Galeria Nacional de Arte . Jantar e alojamento.

 Dia 2: Sófia – Mostéiro de Rila – Sófia

Café da manhã. Visita à antiga Igreja de Boyana, situada no Parque Natural do Monte Vitosha. Com seus frescos únicos que datam do ano de 1259, se considera uma das obras maestras da pintura europeia medieval (Patrimônio Mundial pela UNESCO). Visitaremos o Museu Nacional da Historia onde se encontra uma grande quantidade dos famosos tesouros trácios. Saída pra o impressionante Mostéiro de Rila – orgulho da nação e principal centro da cultura Cristão-ortodoxa búlgara. Almoço. Visita ao mostéiro. Regresso a Sofia. Jantar e alojamento no hotel.

.

Dia 3: Sófia – Arbanasi – Veliko Tarnovo

Café da manhã e saída para Veliko Tarnovo. A cidade foi a capital do país durante o Segundo Reino Búlgaro na Idade Média. Visita à fortaleza medieval Tsarevets. Almoço. Depois iremos em direção ao vilarejo renascentista Arbanassi, uma reserva arquitetônica do renascimento nacional. Aqui visitaremos a Igreja do Nascimento de Cristo, conhecida por seus frescos como a Capela Sistina da Bulgária. Jantar e alojamento no hotel.

Dia 4: Veliko Tarnovo – Etara – Shipka – Koprivstitsa – Plovdiv

Café da manhã. A continuação, iremos para Plovdiv, com parada no povoado etnográfico Etara, onde teremos a oportunidade de conhecer alguns dos ofícios típicos dos artesãos locais. Parada em Shipka, para visitar a igreja russa de Shipka. Almoço. Saída para Koprivshtitsa, famosa por suas casas típicas do renascimento búlgaro. Chegada a Plovdiv. Jantar com um espetáculo folclórico em um restaurante típico. Alojamento.

 

Dia 5:  Plovdiv – Melnik

Café da manhã. Começo da visita ao centro histórico: o bairro renascentista, o teatro romano etc. Saída em direção a Melnik com uma parada no vilarejo de Gorno Draglishte, onde estaremos convidados a comer na casa da Tía Deshka. A continuação, Melnik, pequena cidade na montanha, famosa por sua tradição vinícola e suas casas bodega. Alojamento e jantar.

 

Dia 6: Melnik – Stobi – Bitola

Café da manhã e visita a casa museu Kordopoluva. Saída para Macedônia, para visitar o recinto arqueológico de Stobi, antiga cidade romana que destaca por seu excelente estado de conservação. Continuação, Bitola. Almoço. Chegada e breve passeio pelo centro desta típica cidade macedônia. Alojamento e jantar.

 

Dia 7:  Bitola – Ohrid

Café da manhã. Saída para Ohrid, conhecida por sua famosa Escola Literária estabelecida por Clamente de Ohrid, onde se desenvolveu o alfabeto cirílico. Realizaremos um passeio em barco pelo nascimento do lago de Ohrid. Almoço em uma ilha do lago, onde também se encontra o Mosteiro de São Naum, fundado no ano de 905. Visita ao mosteiro. Jantar e alojamento.

 

Dia 8: Ohrid – Tetovo - Skopje

Café da manhã. Visita panorâmica de Ohrid, pitoresca cidade medieval situada às margens do lago Ohrid, veremos suas principais igrejas como São Pantaleimon, São Ioan Kaneo, Santa Sofia. Iremos de barco ao centro histórico. Almoço. A continuação iremos ao Mosteiro das Donzelas de Kalishta e visita a igreja Roca. Parada na cidade de Struga. Pela tarde saída para Tetovo, onde veremos sua colorida mesquita do Século XV, um dos edifícios mais conhecidos do período otomano em toda Macedônia. Continuaremos em direção a Skopie. Chegada, jantar e alojamento no hotel.

 

Dia 9: Skopie – Matka - Nis

Café da manhã. Visita panorâmica da capital macedônia: o bairro antigo Varosha, a fortaleza Skopsko Kale. Saída para o cânon Matka, uma autêntica maravilha natural, situada nas redondezas de Skopje. Almoço. Passeio pelo cânon e visita a Igreja de São André. A continuação, iremos em direção a Sérvia para chegar até Nis. Alojamento e jantar no hotel.

 

Dia 10: Nis—Krusevac—Zica—Studenica—Kraljevo

Café da manhã. Saída para Krusevac, a antiga capital da Sérvia. Visita ao mosteiro de Ljubostinja, característico por ser unicamente para mulheres. Visita do mosteiro de Zica, típico exemplo da escola Raska. Almoço. A continuação, Studenica e visita ao mosteiro que está sob a proteção da UNESCO. Continuaremos até Kraljevo, jantar e alojamento.

 

Dia 11:  Kraljevo—Oplenac—Krusevac—Belgrado

Café da manhã. Saída para Oplenac e visita ao templo da dinastia Karadordevic, interessante por sua composição interna de símbolos. A continuação, o Mosteiro de Manasija, típico exemplo da escola Morava. Os frescos deste mosteiro são os mais belos do ciclo Maravo e inclusive de toda a pintura medieval Sérvia. Almoço na estrada. Continuaremos em direção a Belgrado. Alojamento e Jantar.

Dia 12: Belgrado

Café da manhã. Visita panorâmica: fortaleza Kalemagdan, Catedral Ortodoxa, Patriarcado, Praça da República, Teatro Nacional, Rua Knez Mihailova, Assembleia Federal, Templo de São Sava e igreja de São Marco. Almoço. Tarde livre. Jantar com um espetáculo folclórico em um restaurante típico.

 

Dia 13: Belgrado—Vojvodina—Belgrado

Café da manhã. Excursão durante todo o dia a Vojvodina. Chegada a Sremski Karlovci e visita a cidade: Patriarcado e Catedral. Visita e degustação em uma bodega de vinho. Saída para Petrovaradin, fortaleza medieval no Danúbio próximo a Novi Sad. Visita a pé pela capital da província autónoma Sérvia de Vojvodina. Almoço. Regresso a Belgrado. Alojamento e jantar.

 

Dia 14: Belgrado - Cidade de origem

Café da manhã no hotel. Traslado ao aeroporto, tramites de registro e embarque. Fim de nossos serviços.

 

 

No valor está incluído:

  • 13 noites segundo o itinerário em hotéis 4 estrelas.
  • Regime alojamento e café da manhã .
  • 12 almoços + 13 jantares em hotéis e/ou restaurantes - menus
  • 3 pratos sem bebidas.
  • Ônibus para o itinerário descrito.
  • Guia acompanhante durante todo o percurso, guias locais nas cidades que serão visitadas quando requeridos.
  • Visitas indicadas no programa com entrada aos monumentos, incluindo Igreja de Boyana e Museu Nacional da Historia.
  • Uma gratuidade em dobro cada 25 passageiros de pago