Madrid - 1 noche

San Sebastián - 2 noches

Bilbao - 2 noches

Santander - 1 noche

Oviedo - 1 noche

Sarria - 1 noche

Portomarín - 1 noche

Palas de Rei - 1 noche

Arzua - 1 noche

O Pedrouzo - 1 noche

Santiago de Compostela - 2 noches

Día 1: Madrid

Encontro com o grupo no hotel de Madrid. Dia livre. Pela noite tour de tapas de vanguarda pelo Bairro do Retiro para ter um primeiro contato com a cidade e a excelente gastronomia espanhola. Alojamento.

Día 2: Madrid– Burgos—San Sebastián

Café da manhã. Pela manhã saída para San Sebastián. No caminho faremos uma parada com tempo livre para almoçar e passear pela cidade de Burgos, cidade que conserva importantes vestígios de seu esplendor medieval e ostenta uma das obras do gótico espanhol, sua Catedral, declarada Patrimônio da Humanidade. Continuaremos a viagem até San Sebastián. Chegada e tempo livre para passear e descubrir esta charmosa cidade e sua famosa Praia da Concha. Pela noite, disfrutaremos de um passeio e um jantar pelo centro realizando a experiência do pintxo pote, típico de San Sebastián, que consiste em passar por vários bares provando diferentes pintxos e onde poderemos apreciar a excelente gastronomia que caracteriza a cidade. Alojamento.

Resultado de imagen para pintxos

Día 3: San Sebastián (San Juan de Luz – Biarritz – Ondarribia)

Café da manhã. Hoje realizaremos uma visita aos lindos povoados costeros do sul da França , San Juan de Luz , que se encontra em uma preciosa bahia aberta ao Mar Cantábrico. Biarritz, é uma preciosa cidade que passou de porto baleeiro a uma cidade balneário e de descanso para toda a alta aristocracia européia no século XIX e princípios do século XX e Ondarribia, onde poderemos disfrutar de seu centro antigo, cheio de cores e lindas varandas. Regresso para San Sebastián e resto do dia livre. Alojamento.

Día 4: San Sebastian—Zarautz—Guetaria—Mundaka—Bermeo—Bilbao

Café da manhã. Hoje dedicaremos nosso dia a conhecer os vilarejos mais importantes da costa vasca. Zarautz, que conta com a praia mais extensa de Guipúzcoa e emarca uma vila de pescadores bonita e alegre. Guetaria, berço do primeiro marinheiro em dar a volta ao mundo, Juan Sebastián Elkano que nos seduzirá com sua excelente gastronomia e onde teremos tempo livre para almoçar ( recomendamos o peixe assado acompanhado do famoso txakoli de Getaria). Também visitaremos Mundaka , localizada dentro da Reserva da Biosfera do Urdaibai, presume-se que seja a casa de uma das ondas de esquerda mais longas do mundo, o que converte a localidade em um famoso destino do surf , e Bermeo , um dos povoados pesqueiros mais importantes do território e famoso pela proximidade a  Ermita de San Juan de Gaztelugatxe, do seculo X, de uma beleza impressionante. Regresso a Bilbao e resto do dia livre. Alojamento.

Resultado de imagen para costa vasca

Día 5: Bilbao

Café da manhã. Pela manhã visita panorámica da cidade de Bilbao, pela zona moderna, percorreremos o Museu Guggenheim ( exterior), as torres Isozaki, a passarela Zubizuri e o palácio Euskalduna. A  continuação a visita trascorrerá conhecendo  as orígens da vila: as célebres 7 ruas. Passeando por elas descobriremos monumentos e personagens como Don Diego López de Haro, Don Miguel de Unamuno, a catedral de Santiago, o Palácio Yohn ou o teatro Arriaga, etc… Tarde livre. Pela noite disfrutaremos de um jantar em uma tradicional churrascaria Vasca. Alojamento.

Día 6: Bilbao—Portugalete—C. Urdiales—Santillana - Santander

Café da manhã. Saída pela manhã para Santander. No caminho faremos uma parada em Portugalete para apreciar sua famosa ponte de ferro. Seguiremos caminho até Castro Urdiales, onde está erguida a melhor igreja gótica de Cantabria e um castelo medieval que domina o porto. A continuação  Santillana de Mar, uma charmosa vila medieval que se desenvolveu junto a Colegiata de Santa María. Varias torres defensivas e palácios renascentistas fazem da cidade um dos conjuntos históricos mais importantes de Cantabria. Teremos tempo livre para passear pela cidade e continuar a viagem a Santander. Chegada e visita panorámica percorrendo os Jardins de Pereda, a Catedral, o Mercado de la Esperanza, o Ayuntamiento, a Igreja da Compañía, a Praca Porticada, o Mercado del Este ou a Praca Pombo, entre outros. Alojamento.

pios europa

Día 7: Santander-P. Nacional de los Picos de Europa- Covadonga-Cangas de Onis-Oviedo

Café da manhã. Pela manhã saída para o Parque Nacional Picos de Europa, onde poderemos disfrutar da linda paisagem que nos brinda a Cordilheira Cantábrica. Faremos uma parada em Covadonga para visitar os lagos e o Santuário com a Santa Cova , escavada na rocha, encima de uma cachoeira, onde mora a patrona de Asturias a  mais de 1.300 anos. A continuação, Cangas de Onís, onde conheceremos a famosa ponte romana e disfrutaremos de um almoço tradicional com uma degustação de sidra asturiana e queijo cabrales que são produzidos nesta zona. A continuação, Oviedo. Chegada e tempo livre para passear pela capital de Asturias. Alojamento.

Día 8: Oviedo—Guijón—Avilés—Ribadeo—Sarriá

Café da manhã. Pela manhã saída para Gijón. Chegada e visita panorámica da cidade percorrendo a bahia de Gijón, o porto deportivo, a praia de San Lorenzo, o centro histórico, a Universidade Laboral, etc… Tempo livre para almoçar e passear por esta singular cidade . Continuaremos a viagem até Avilés. As ruas e edifícios do centro antigo de Avilés (um dos mais importantes do norte da Espanha) estão declarados Conjunto Histórico Artístico. A continuação, Ribadeo, considerada a entrada para Galicia, pelo caminho de Santiago do norte, breve passeio pela cidade e a continuação, Sarriá, onde descansaremos para iniciar no dia seguinte a primeira etapa a pé do caminho. Jantar. Alojamento.

ESCANCIANDO SIDRA ALTURA-01

Día 9: 1ª etapa del Camino: Sarriá—Portomarín

Café da manhã  e começo  da primeira etapa do caminho, emblemática  por sua bela paisagem e por passar pelo quilometro 100 desta estrada milenar. Nos encontraremos com vilas típicas e numerosos cursos de água de grande beleza, assim como suas famosas  "corredoiras" e grande quantidade de castanheiras e carvalhos. Durante essa etapa poderemos admirar, entre outros monumentos, a igreja Romanica de Barbadelos, Igreja Romanica de Ferreios, Reservatório de Belesar (Portomarín) e Igreja - Fotaleza de San Nicolau, erguida pelos cavaleiros da Ordem de Sao João para proteção  dos peregrinos. Chegada a Portomarín. Fim da etapa. Jantar. Alojamento. 

Día 10. 2ª etapa del Camino: Portomarín– Palas de Rei

Café da manhã. Iniciaremos a caminhada atravessando, uma passarela no reservatório de Belesar. Começando com uma rápida subida, que termina nas proximidades de Ligonde. Grande parte dessa etapa percorre por caminhos, próximos a estrada, ou em alguns casos por zonas asfaltadas. Nos encontraremos muitos sinais que nos indicarão que estamos na zona de peregrinação para Santiago de Compostela, com os famosos “cruzeiros”. Destacamos o Cruzeiro de Lameiros. Chegada a Palas de Rei. Fim da etapa. Jantar. Alojamento.peregrino

Día 11: 3ª etapa del Camino: Palas de Rei—Arzúa

Café da manhã. Nos iniciaremos esta etapa em terras da província de La Coruña, onde nos encontraremos con florestas de eucaliptos e pinheiros, assim como numerosas pontes medievais, como as de Leboreiro e Furelos, um dos lugares bucólicos do caminho, em Ribadiso do Baixo, nas  portas de Arzúa. Para os amantes da boa comida, Melide, famosa pelo seu polvo, e uma parada obrigatória para os peregrinos, já Arzúa dá lugar a denominação da origem de seus famosos queijos. Os lugares mais interessantes que nós nos encontraremos: Igreja de Santa María de Leboreiro , Igreja de Santiago de Boente, com uma bonita escultura em madeira de Santiago Peregrino, Igreja de Santa María de Melide , Museu de Melide , Ponte de Ribadiso do Baixo , Igreja de Santiago em Arzúa. Chegada em Arzúa. Fim da etapa. Jantar. Alojamento. 

Día 12: 4ª etapa del Camino. Arzúa—Pedrouzo

Café da manhã. Nos encontraremos com um terreno agradável e de fácil caminhada, entre vasta quantidade de árvores, alternando com zonas próximas a estrada, que teremos que atravessar em algumas ocasiões, e para concluir, finalmente chegaremos a  Pedrouzo. Fim da etapa. Jantar. Alojamento.

Día 13: 5ª etapa del Camino: Pedrouzo—Santiago de Compostela

Café da manhã e começo da etapa. Finalmente Santiago! O esperado final do trajeto está somente a  meia jornada de distância. Assim que sairmos de Pedrouzo, perceberemos que nosso espírito se prepara para esse grande encontro. Já não existe força sobre a terra que nos impeça de conquistar nosso objetivo. Descobriremos uma cidade de pedras escurecidas pelo passar do tempo e pela chuva persistente naquele lugar. Ruas antigas com cheiro de Ribeiro e a polvo se espalha por todo o Centro Antigo. A catedral representa o ponto alto do caminho e nela descansa o Apóstolo, o que faz com que milhares de pessoas realizem a cada ano uma viagem cheia de experiências que se converte em lindas recordações para toda vida. Ao chegar em Santiago poderemos obter nosso certificado “Compostela”. E finalmente peregrino! Agora começa, provavelmente "Seu Verdadeiro Caminho". Jantar. Alojamento.

Octopus.

Día 14: Santiago de Compostela

Café da manhã. Pela manhã realizaremos uma visita guiada  nesta cidade visitada por inumeráveis peregrinos desde a Idade Média. Ingressaremos ao interior da catedral para ver a tumba do Apóstolo. Ao meio dia poderemos assistir a celebração de uma missa na catedral onde será mencionado nosso grupo durante a homilia. Tarde livre. Pela noite teremos um jantar especial de despedida onde poderemos provar o Polvo à Feira, um dos pratos mais típicos da gastronomia gallega. Alojamento.

Día 15: Santiago de Compostela—fin de servicios

Café da manha. Fim de nossos serviços.

 

No valor está incluído:
· Ônibus climatizado de Madrid até Sarriá
· Traslado da bagagem de Sarriá até Santiago
· Guía acompanhante durante todo o itinerário
· 9 noites de hospedagem em hotéis 4* centro
· 5 noites de hospedagem em hotéis e hosteis centralizados durante o caminho
· Café da manhã todas as manhãs buffet ou continental reforçado
· Tour de tapas de vanguarda em Madrid
· Jantar pintxo—pote em San Sebastián
· Jantar em churrascaria Vasca em Bilbao
· Almoço tradicional Asturiano com visita a sidrería
· 6 jantares durante o camino ( 1 entrada + 1 prato principal + 1 sobremesa) com bebidas incluídas (vinho e agua)
· Jantar de despedida tradicional em Santiago com Polvo à  Feira
· Visitas guiadas em San Sebastián, Bilbao ,Santander, Gijón e Santiago de Compostela
· Entrada Catedral de Santiago
· Seguro de viagem

Hotéis previstos:
-Madrid: Catalonia Gran Via, Catalonia Goya ou hotel similar
-San Sebastián: Palacio Aiete ou hotel similar
-Bilbao: Nh Bilbao ou hotel similar
-Santander: Nh Santander, Silken Rio ou hotel similar
-Oviedo: Palacio de la Viñona ou hotel similar
-Sarriá: Hotel Alfonso ou hotel similar
-Camino: hotéis / hosteis centralizados com banheiro privado
-Santiago de Compostela: Nh Santiago ou hotel similar